Todos pela Capoeira

Todos pela Capoeira
Capoeira Arte e Luta Brasileira

quarta-feira, 2 de março de 2016

UM MOMENTO PARA TODOS!
Em um universo em que o brilho muitas vezes ficou restrito ao individualismo, nos trouxe até aqui a figura de poucos heróis para a história atual, exaltando uma ou algumas qualidades pessoais que tornaram esses heróis espelhos ás novas gerações.
A Capoeira é individual?
Atualmente os caminhos têm se demonstrado contraditórios à Capoeira de outrora e o coletivo vem conquistando um espaço imenso nas perspectivas futuras. Somos uma classe, um segmento social, um conjunto e organizados teremos representatividade forte e eficiente dentro de um sistema de poderes, burocracias e leis. Já não somos tão inocentes e alienados ao nosso vício de apenas “jogar” Capoeira. Estudamos, aprendemos novos caminhos e estratégias, nos especializamos em outros departamentos e segmentos sociais. Estamos em um forte processo de união e a “deficiência” de um, será suprida pela “excelência” de outro, e nesta troca de figurinhas, seremos fiéis aos nossos princípios. Quando comecei a ser reconhecido dentro do grupo, já era uma vitória, afinal o grupo era quase fechado e muito grande, mas não era a filosofia de um único grupo, mas sim uma tendência filosófica de viver a Capoeira!
Um egocentrismo e um egoísmo exagerado onde “aqui” é certo e “lá”, o errado. O que você aprende “aqui” é segredo intocável, é “nosso”!
Hoje não... Que bom que existe evolução e posso perceber que os amigos, necessariamente não vestem a mesma camisa e podem se encontrar para trocar qualquer tipo de “segredo”, que já não é um segredo, é um caminho, uma ajuda, um auxílio, seja ele físico, técnico, rítmico ou burocrático. O coletivo tem força e neste processo de sobrevivência, união não só faz a força, como também vence batalhas.
É um momento especial. Sejamos humildes, pacientes e flexíveis para evoluir no conjunto. Vamos parar de andar em círculos e bater cabeça, pois é tempo de um capoeirista não concorrer com outro capoeirista e sim dar as mãos para vencer o sistema, nem que para vencê-lo, seja necessário ingressar dentro dele.
Inspirado no movimento TODOS SOMOS UM, e na amizade com outros capoeiristas que deixam de lado seus interesses pessoais para auxiliar outros com projetos, ideias, indicações de trabalho, Etc.