Todos pela Capoeira

Todos pela Capoeira
Capoeira Arte e Luta Brasileira

domingo, 27 de março de 2016








Momento importante dentro do PROJETO: "TODOS SOMOS UM" - AÇÃO PELA CAPOEIRA, um movimento de União e Fortalecimento do segmento da Capoeira que nasceu na cidade de São Paulo/SP se expandiu para outros municípios. Capoeiristas da cidade de Embu das Artes agora também fazem parte deste movimento. Esperamos dentro em breve estarmos representados em todos os 645 municípios do estado de São Paulo, buscando fortalecer a Capoeira enquanto segmento social organizado.









PROJETO TODOS SOMOS UM - Ação pela Capoeira 
Idéias e Propostas para a Capoeira da Cidade de São Paulo

Ao longo de mais de 50 anos de vivência na Capoeira o Mestre Brasilia sempre teve em mente realizar algumas das necessidades de todo o seguimento da Capoeira paulistana, agora na coordenação geral do PROJETO - TODOS SOMOS UM - Ação pela Capoeira, através dos diversos encontros realizados com as diversas lideranças da Capoeira da cidade de São Paulo, realizou algumas dessas necessidades da capoeira e pretende trabalhar com afinco para dar maior reconhecimento social para a Capoeira, seus mestres e professores, simpatizantes e toda a sociedade.

1. Criação e desenvolvimento do Coletivo de Capoeira da cidade de São Paulo: A cidade de são Paulo é o maior polo carreirístico do mundo, possui a maior concentração de praticantes, bem como onde residem os grandes nomes da Capoeira mundial. A proposta é criar um canal de integração para o dialogo discussões e difusão de informações entre todos os capoeiristas da cidade de São Paulo e com isso podermos trabalhar de forma conjunta com todos os seguimentos capoeiristicos atuantes na cidade, principalmente na cobrança de propostas reais de políticas publicas para a Capoeira na cidade de São Paulo.

2. Criação do Centro de Referência da Capoeira da Cidade de de São Paulo - O CRCCSP tem como proposta a preservação da história e memória da Capoeira paulistana, bem como tornar-se um espaço de integração, valorização, de estudos e pesquisas voltadas à prática desportiva e cultural da Capoeira, envolvendo todos os seguimentos manifestações e expressões da Capoeira paulistana. O CRCCSP estará direcionado a discussão, mapeamento, planejamento, estudos reflexões e ações voltadas a busca de melhorias e propostas reais de políticas publicas para a capoeira de São Paulo. 

3. Criação do Conselho de Mestres da Cidade de São Paulo - A partir da criação do Coletivo da Capoeira da Cidade de São Paulo nas cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro), e se reconhecendo aqueles mestres de Capoeira mais antigos em cada região, a proposta é se reunir todos esses representantes em um conselho de mestres de Capoeira representantes da Capoeira na cidade de São Paulo e assim, desenvolvemos ações de união e fortalecimento de todo o segmento.

4. Cursos de capacitação e qualificação capoeirística aos mestres, contra mestres, professores e instrutores de Capoeira atuantes na cidade de São Paulo, com homologação da prefeitura municipal de São Paulo, através de convênios com as secretarias municipais e instituições de ensino públicas e privadas, sem custo aos capoeiristas - Criar cursos de capacitação e qualificação voltados aos profissionais de Capoeira para que possam acessar maiores condições dentro do mercado de trabalho. Esses cursos serão oferecidos e homologados pelo poder público municipal, através de convênios com as secretarias municipais e instituições de ensino técnico e superior públicos e privados, e sem custos aos capoeiristas interessados em participar.

5. Aplicação da Lei nº 10.639/10 nas escolas municipais da cidade de São Paulo propondo o ensino e prática da Capoeira - A capoeira trás em sua composição grande valor histórico e cultural e temos como proposta utilizar a Capoeira para se fazer cumprir a lei 10.639/10 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro brasileira e africana nas escolas públicas e privadas. Nosso objetivo é buscar uma melhor capacitação dos mestres de capoeira junto a secretaria de educação para abrir mais uma porta no mercado de trabalho para os mestres de Capoeira.

6. Elaboração de Leis Municipais que beneficiem a pratica da Capoeira, e os mestres das diversas culturas populares e a população da cidade de São Paulo - Criar leis que beneficiem a Capoeira em toda a sua pluralidade, bem como os mestres das diversas manifestações de culturas populares, como por exemplo a Lei Girô em âmbito municipal e garantir a população acesso à prática desportiva, cultural  artística. 

7. Apoio Governamental aos projetos e ações promovidas pelas associações e entidades representativas da Capoeira e das diversas culturas populares atuantes na Cidade de São Paulo, - Apoiar através da criação de editais específicos de Capoeira aos projetos desenvolvidos pelas entidades representativas, associações de Capoeira e mestres das diversas culturas populares, aumentando a quantidade de apoio do poder publico municipal através de recursos para maior amplitude da arte, desporto e cultura na cidade. 

8. Criação de uma revista oficial do Coletivo de Capoeira da Cidade de São Paulo - A proposta é se criar uma revista oficial do Coletivo de Capoeira da cidade de São Paulo, bem como de diversas culturas populares, como forma de difundir informações importantes de todo o segmento, abrangendo todos os níveis de trabalho. 

9. Aumento do valor do orçamento municipal a ser aplicado na Capoeira e outras culturas populares da cidade de São Paulo - A proposta é que sejam destinados recursos para o segmento da Capoeira e culturas populares na cidade de São Paulo com o objetivo de se promover ações e atividades que visem a realização de eventos diversos dessas atividades enquanto cultura, esporte, arte, dentre outras. 

10. Realização de grandes eventos culturais e desportivos de Capoeira dentro do calendário oficial anual da prefeitura municipal da cidade de São Paulo - Realizar grandes eventos culturais e desportivos que estejam integrados ao calendário oficial de eventos do município, buscando subsídios públicos para a realização dos mesmos. 

11. Criação de pontos de cultura da Capoeira e de Culturas populares, subsidiando os mestres da Velha guarda da Capoeira e das culturas populares da Cidade de São Paulo -  Criar editais específicos para a implantação de pontos de cultura da Capoeira e demais manifestações de culturas populares na cidade de São Paulo, subsidiando os mestres antigos de cada atividades. 


12. Reconhecimento das Rodas de Capoeira Tradicionais nas diversas regiões da Cidade de São Paulo - Criar em diversas regiões da cidade de São paulo, nos espaços públicos, estruturas destinadas à pratica e jogo de Capoeira, a exemplo do que hoje ocorre com o skate e outras modalidades de esportes radicais. 

13. Criar em âmbito municipal um grupo de apoio e de orientação para constituição de entidades jurídicas e construção de projetos aos mestres de Capoeira e de culturas populares na cidade de São Paulo -  Fornecer orientação técnica aos mestre de Capoeira e de culturas populares para a formação de entidades jurídicas, bem como de elaboração de projetos, para que todos possam ter cesso aos diversos editais oferecidos pelo poder público municipal nas mais diversas áreas.

é importante que todos os seguimentos, da Capoeira, e das manifestações de culturas populares atuantes na cidade, estejam unidas e empenhadas nessa batalha, buscando melhorias e maior reconhecimento social para desenvolvimento as diversas tradições culturais. 

Esses são algumas das propostas do grande Mestre Brasilia, para a Capoeira e os seguimentos culturais populares para a cidade de São Paulo, caso você ou sua equipe, grupo, associação tenham alguma proposta para complementar o aqui exposto, por favor nos informe para que possamos discutir e implementar no Projeto TODOS SOMOS UM.

Grato a Todos....