Todos pela Capoeira

Todos pela Capoeira
Capoeira Arte e Luta Brasileira

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

GRANDES EVENTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
 Para os próximos meses serão realizados dois grandes eventos na cidade de São Paulo e que merecem a atenção de todos os capoeiristas. Será realizado no mês de outubro o 1.º SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAPOEIRA NA CIDADE DE SÃO PAULO, onde estarão presentes representantes do poder público municipal e os representantes da Velha Guarda da Capoeira. Este é um evento importante pois teremos conhecimento das principais ações governamentais em benefício da Capoeira na cidade. No mês de novembro, em comemoração ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA iremos fazer uma grande marcha de capoeiristas no centro de São Paulo, colocando mil capoeiristas em um aulão. Para isso estamos nos articulando com as diversas entidades de representação de capoeiristas da cidade.
DIVULGUE E PARTICIPE


DISCUSSÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DA CAPOEIRA
 Muito se tem falado, quanto a regulamentação profissional da Capoeira. A proposta não é unanimidade no meio capoeirístico e desencadeia muitas discussões. Uma parte alega que a profissionalização apresentada pela PL 031/2009, não contempla a Capoeira em seu todo, reduz a Capoeira, ao esporte, e poderá excluir os Mestres formados por uma tradição cultural, que conquistam o Título de Mestre, por reconhecimento popular. Outra parte acredita que a profissionalização da Capoeira trará benefícios ao Mestre, ou seja, as garantias da profissionalização. O que não e verdade. A profissionalização não garantirá aumento dos postos de trabalhos, ao contrário, locais onde hoje se tem espaço para o ensino poderão deixar de existir. Ao contratar um capoeirista, esses locais deverão arcar com as despesas desse contrato de trabalho, que corrói a classe empresarial. Muitos pequenos proprietários de colégios particulares e academias de ginásticas que fazem parcerias entre os capoeiristas através de um percentual da mensalidade, vão deixar de contratar. A lei já garante aos capoeiristas as mesmas vantagens e direitos que os demais profissionais. Muitos capoeiristas têm em suas carteiras de trabalho o registro de Professor de Capoeira. Além de não trazer garantias de melhorias nas condições de trabalho, a profissionalização vai instituir dois pontos a serem pensados: 1) O profissional de Capoeira, deverá estar registrado em uma entidade de classe, um sindicato, no caso dos profissionais do esporte Capoeira, á Confederação Brasileira de Capoeira, que poderá definir, como foi feito em 1999, que o capoeirista detenha o título de bacharel em Educação Física para poder atuar, e nos remeterá novamente ao sistema CREF / CONFEF, que não é de interesse geral; e 2) Enquanto profissional, para que o capoeirista tenha acesso ao mercado, deverá ter qualificação exigida, que será fornecida por alguma entidade. Mais uma vez nos veremos nas mãos de uma entidade de administração sem teremos a certeza de quem será o administrador. Uma coisa é certa, temos que estar unidos, independente de bandeiras e estilos para podermos lutar contra quaisquer tipo de propostas impositivas de engessamento da Capoeira.
PROJETO: “TODOS SOMOS UM”
Ação Pela Capoeira
FAÇA PARTE DESTE PROJETO
PARTICIPE.

O Projeto: “TODOS SOMOS UM” - Ação Pela Capoeira, tem como proposta a união e o fortalecimento do segmento da Capoeira na cidade de São Paulo/SP, trabalhando conjuntamente em busca de propostas reais de políticas públicas que favoreçam tanto mestres, praticantes e simpatizantes de Capoeira, bem como a comunidade em geral. Nosso objeto é dar reconhecimento social á Capoeira, entendendo ser ela, um grandioso instrumento transformador da sociedade, enquanto esporte, cultura, educação, lazer, recreação e que proporciona integra- ção social, formação e informação ás crianças, jovens e adultos em todos os níveis econômicos e culturais da sociedade paulistana.